Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011


Olá Pessoal!

Neste encontro, vamos avançar um pouco mais em nossos estudos.

Acredito que a maioria de vocês já deva ter ouvido falar sobre Patañjali, mas quem exatamente foi e qual sua importância dentro do Yoga?

Patañjali, filósofo indiano, que se estima ter vivido entre os séculos II a.C. e II d.C, é considerado por muitos o pai do Yoga, não por ser o responsável pelo seu nascimento, mas sim como alguém que soube sintetizar milhares de anos de experiências e sabedorias acumuladas pelos yogis do passado.

Sua obra é a mais citada e adotada dentre todos os sistemas de Yoga e estão resumidos em textos chamados sutras (total 196), são também conhecidos como Asthanga-Yoga por ser divido em 8 partes ou degraus e traz passo a passo as orientações para que o praticante atinja o objetivo maior do Yoga que é a libertação.
São eles:

1-      Yamas – conduta social
2-      Niyamas – conduta pessoal
3-      Asanas – Posições praticadas em aula
4-      Pranyama – Exercícios respiratórios
5-      Pratyahara – Abstração dos sentidos
6-      Dhárana – Concentração
7-      Dhyána – Meditação
8-      Samádhi ou Moksha – Libertação, ou identificação com a consciência pura

Ao observarmos atentamente estasintetização ela estabelece uma sequencia de uma aula de Yoga, e o avanço em direção a libertação é fruto da dedicação e trabalho de cada um.

Novamente, a escolha é sua! Eu apenas convido!
Aventure-se!

Em nosso próximo encontro, falaremos sobre Deuses e Deusas Hindus.

 ‘'O homem semeia uma ação e colhe um hábito, semeia um hábito e colhe um caráter, semeia um caráter e colhe um destino” - Sivananda

Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário